segunda-feira, 27 de julho de 2009

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita, o Toxoplasma gondii. São raras as manifestações no adulto saudável. Durante a gravidez, a infecção materna pode provocar um aborto espontâneo ou malformações no feto. Nas análises de rotina efectuadas às grávidas são pedidos dois “marcadores” da toxoplasmose: IgM e IgG. O primeiro refere-se a uma infecção aguda (recente) e o segundo a uma infecção no passado, embora também possa estar positivo na infecção aguda.
Se numa gravidez anterior, na consulta pré-concepcional ou logo no início da gravidez tiver IgG+/IgM– não tem que se preocupar: significa que algures na sua vida contactou com o parasita e agora está imune (protegida em relação a novo contacto). As portadoras do VIH/Sida não são consideradas imunes.
Se ambos os “marcadores” forem negativos significa que não está imune e é necessário ter alguns cuidados: ingerir frutas e vegetais crus descascados ou bem lavados e carnes bem cozinhadas; lavar bem os utensílios de cozinha; fazer jardinagem apenas com luvas; não mexer nas fezes de gatos; beber apenas água potável.
O resultado IgG+/IgM+ nos primeiros 3 meses da gravidez implica a realização de outra análise para perceber se se trata de infecção actual ou re-infecção. Há ainda mulheres que, apesar de imunes, mantêm o marcador IgM+.
Se durante a gravidez tiver um resultado IgG–/IgM+ (infecção aguda) contacte de imediato o seu médico.

domingo, 26 de julho de 2009

Citologia do colo do útero




O colo é a porção mais inferior do útero, localiza-se no terço superior da vagina e assemelha-se a um cilindro cujo interior é um canal que permite a passagem dos espermatozóides, da menstruação e do bebé durante o trabalho de parto. Está dividido em: exocolo (exterior) e endocolo (interior). A fronteira entre eles é dinâmica, ou seja, tem avanços e recuos ao longo da vida da mulher.
A citologia do colo do útero (exame de Papanicolaou) tem duas etapas. A primeira consiste na colheita das células. Esse procedimento é efectuado no consultório médico durante o exame ginecológico, utilizando uma delicada escova (indolor). Em seguida, o material é colocado numa lâmina de vidro ou num frasco com líquido. A segunda fase decorre no laboratório de Anatomia Patológica e consiste na observação ao microscópio. Se tiver sido usado um meio líquido é possível pesquisar as espécies de alto risco do vírus do papiloma humano.
Um resultado anormal não significa a presença de cancro. Em primeiro lugar há que perceber que tipo de alteração existe. Depois, poderão ser tomadas algumas atitudes médicas de acordo com esse diagnóstico. A colposcopia (observação do colo ao microscópio, efectuada pelo Ginecologista) utiliza alguns produtos que tornam mais fáceis de visualizar as lesões do colo e facilitam a execução de uma biópsia. As lesões pré-cancerosas são hoje em dia curáveis através de tratamentos simples, daí a importância deste rastreio!
A realização da citologia começa, regra geral, após o início da vida sexual. Não deve ser efectuada durante a menstruação nem após relações sexuais. Por não existirem regras rígidas acerca da sua periodicidade, deverá conversar com o seu Ginecologista acerca desse tema.
(Imagens: http://catalog.nucleusinc.com/imagescooked/28051W.jpg; http://img.medscape.com/fullsize/migrated/570/714/ajcp570714.fig3.gif; http://www.cmdrc.com/Data/Images/Pap_test1.gif)

Planear a gravidez


O planeamento de uma gravidez, para além dos aspectos sociais e económicos, deve ter em conta uma avaliação médica. Trata-se da consulta pré-concepcional (antes da geração do novo ser humano). Deve, portanto, dirigir-se ao seu Ginecologista ou Médico de Família e, nessa consulta, serão apurados os seus antecedentes médico-cirúrgicos e familiares. É importante dar conhecimento acerca dos medicamentos que toma pois alguns poderão ser prejudiciais ao feto. Deverá ser realizado um exame físico geral que inclui, por exemplo, a medição da tensão arterial, auscultação cárdio-pulmonar, palpação da tiróide e do abdómen. Será efectuado o exame ginecológico e colhida uma citologia do colo do útero. O médico irá aconselhá-la a interromper o consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou outras drogas. Serão pedidas algumas análises como o grupo sanguíneo (se ainda não o sabe), o estudo de algumas doenças infecciosas (VIH/Sida, Sífilis e Hepatite B e C) e o estado de imunidade em relação à Rubéola e à Toxoplasmose. No final da consulta será prescrito ácido fólico, uma vitamina importante nas primeiras semanas da gravidez.
Após toda esta avaliação, interrompa o seu método contraceptivo, adopte um estilo de vida saudável e abrace uma maternidade consciente.
(Imagem: http://www.crossfitoakland.com/old_site/pregnant.jpg)